DOM RIKELME SANTOS CARDEAL FEITOSA, CCMI

POR MERCÊ DDE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 

BISPO DIOCESANO DE OVVERLAND 


Carta Pastoral Flamma Amoris


    A todos que esta minha carta lerem ou ouvirem saudação e benção da parte de Deus nosso pai.
  
  Introdução:
   Amados irmãos, animado pela ação do Paráclito e pela Chama de Amor de Maria Santíssima que tanto derrama suas graças sobre o  mundo, resolvi escrever essa primeira carta pastoral como bispo de Overland. Nela abordaremos o tema do pecado, da Iniciação a vida Cristã e da animação comunitária.

 O pecado tão presente no meio virtual:
   "Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé" cf. 1Pd 5, 8-9a,  amados irmãos, muitas vezes nos comportamos de maneira controversa no meio virtual, parece que esquecemos de vigiar ou até mesmo que somos cristãos. A vida em um RPG virtual só existe porque há uma vida do outro lado da tela, e essa vida é uma criação de Deus e ele não merece ser ofendido por nossas tantas faltas. 
  Muitas palavras de baixo calão, imoralidades sexuais, disseminação do ódio, divisões, intrigas e tantas outras faltas nos adoecem espiritualmente e tudo isso cometido de forma virtual, o processo de conversão ou de amadurecimento é lendo e todos nós sabemos e não podemos obrigar ninguém a entrar em nosso tempo, também sabemos que existem diversos membros de outras denominações como o protestantismo, umbanda ou até mesmo aqueles que não acreditam em nada; respeitamos a opção de cada um dos membros, a opção da igreja e sua missão nunca foi obrigar os jogadores de minecraft se converterem e sim instigar cada um para a vida em Cristo e buscar de forma espontânea a conversão.  
   Mas devemos sempre lembrar do respeito ao outro, quando por exemplo mandamos um conteúdo inapropriado acabamos por nos pejudicar e prejudicar o outro. Por isso a necessidade de sempre evitar e pensar sempre antes de mandar qualquer coisa que possa parecer impropria.
 
 Iniciação a Vida Cristã:
   O processo de iniciação a vida cristã é um método de catequese, ele se dá por meio da vivencia do tempo litúrgico e a meditação da palavra de Deus, na nossa diocese após longa avaliação, vimos por bem implementar a catequese de IVC. 
  Nesse processo os encontros se dão por meio da lectio divina, de forma semanal, por etapas. pretendo aqui nesse parágrafo formentar a urgência da implantação, da realização e da participação de cada um dos irmãos nesse processso. 
  Gostaria de orientar cada um para escutarem a voz de Cristo e serem como os discípulos de Emaús "corações ardentes, pés a caminho" cf. Lc 24, 32-33, realizando o processo de IVC. Escutar a voz do mestre sempre é muito importante para nosso amadurecimento pessoal e para o nosso crescimento na fé e no amor.

 Comunidade:
   A dimensão comunitária tanto para o estado quanto para a igreja tem um sentido muito profundo e precisa ser valorizada. É na comunidade que exercemos nossos costumes, nossa cultura, nossa fraternidade e cidadania, também em comunidade rezamos e trabalhamos.
 A dimensão comunitária em nosso servidor não é diferente, devemos buscar viver uma fé fraterna, uma economia solidaria e sempre no principio patriótico para o crescimento espiritual e social, as duas dimensões devem andar lado a lado. Alerto para que ninguém caia na praga do individualismo, do egocentrismo, etc. 
 É nesse principio da fraternidade, e aqui faço referencia ao filosofo Hans Jonas, que poderemos construir o servidor com os nossos sonhos, propósitos e projetos de mundo ideal, um mundo onde todos e todas poderão viver conforme o amor e a graça de Deus, e por conseguinte disso poderemos abandonar o egoísmo e abraçar a fraternidade.  


  Não tendo mais nada a acrescentar, me despeço rogando as bênçãos de Deus sobre cada um de vocês.
 Overland - OV 21 de Janeiro de 2023, dia de Santa Inês 
  
+Cardeal Feitosa, CCMI
Bispo Diocesano de Overlad