Mensagem Quaresmal 2023
Dom Rikelme Card Feitosa, CCMI
Bispo Diocesano de Overland



    "Apagai, Senhor, o meu pecado." Cf. Sl 50, 3. Munidos com este verso em que o salmista ora a Deus pedindo perdão, sejamos a exemplo dele verdadeiros penitentes nessa quaresma. Vivemos nossa fé muitas vezes de forma mecânica, recitamos orações, participamos da missa, ajudamos nas comunidades, porém esquecemos da penitência, do arrependimento sincero e da nossa conformidade com a vontade divina.

   O Papa Francisco retomou um tema muito importante na Exortação Apostólica "Gaudete et Exultate" a santidade no cotidiano, buscar ser santo não é uma opção daqueles que vivem em conventos, seminários etc. É uma opção necessária para nossa salvação e a salvação daqueles que amamos, já que com nosso testemunho podemos levar muitos para a santidade, já com nosso mau exemplo podemos levar muitos a perdição. Assim lembro da frase "as palavras atraem, o testemunho arrasta".

  Que nessa quaresma além das penitências, exercitemos uma virtude em específico, a humildade. Com ela poderemos tudo, pois um coração humilde agrada a Deus, rezemos a ladainha da humildade, pedindo sempre ao Senhor, que sejamos sempre os últimos, os esquecidos, os excluídos, pois teremos a oportunidade de exercitar tal virtude. É necessário também renunciar as nossas vontades e conformar as mesmas com a de Deus, pois se renunciamos a nossa vontade, renunciamos aquilo de mais precioso que possuímos. 

  Rezem por mim durante essa quaresma, peçam a minha conversão. Que Deus nos abençoe e nos guarde para sempre!