DECRETO DE CONVOCAÇÃO
ao CLERO ARQUIDIOCESANO

Manaus, 1º de setembro de 2024.

Colendo Cabido desta Sé Arquiepiscopal,
Membros do Colégio de Consultores,
Reverendíssimos Clérigos,

Graça e paz!

A minha alma engrandece ao Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois, ele viu a pequenez de sua serva [...]. O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor de geração em geração, chega a todos que o respeitam; demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos, e despediu, sem nada os ricos.” (Cf. Lc 1,46-53).

Ao lermos as palavras da Virgem no trecho do Magnificat, somos aduzidos ao mistério do serviço pastoral que nos fora confiado. Este serviço, antes de ser uma responsabilidade, é uma resposta de amor ao Amor primeiro que nos chamou. O Senhor olhou para a humildade da Virgem Maria, e da mesma forma, Ele se volta para a nossa própria humildade, convidando-nos a participar de sua obra redentora. Cada um de nós, nas nossas limitações, é chamado a ser instrumento da graça de Deus, que se manifesta não na grandeza mundana, mas na pequenez do coração que se entrega inteiramente ao serviço.

Servir não é apenas um encargo ou um trabalho, mas uma doação contínua e sacrificial de si mesmo ao Corpo de Cristo, que é a Igreja. Somos chamados a estar atentos às necessidades espirituais e materiais do rebanho que nos foi confiado, a oferecer nossa vida como alimento e sustento para aqueles que Deus nos confiou. Na fragilidade de nosso ser, Deus opera sua força, e em nossa entrega, Ele realiza suas maravilhas.

Nesse interim, com este mesmo espírito pastoral, em unidade clerical, convocamos todo o clero arquidiocesano para festiva concelebração Eucarística a ser realizada na Catedral Histórica dos Santos André e Pedro, na próxima quarta-feira, 4 de setembro, às 18h30, pontualmente.

Com a confiança da presença de cada um, para que, unidos no altar do Senhor, a nossa oração e a nossa ação sejam um só clamor pela misericórdia e pelo amor de Deus, que se manifestam através de nós, para a salvação e o bem de toda a Igreja, despedimo-nos em Cristo, na esperança de nos encontrarmos para este momento de graça.

Atenciosamente,



Card. Pietro Albuquerque Ferraz
Arcebispo Metropolitano


Mons. Henrique Azevedo GänsweinPA
Chanceler do Arcebispado