Art. N°  022/2025
Livro  02 - das Provisões Gerais



DOM JOSÉ ELIEL GOMES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
ARCEBISPO METROPOLITANO DE MANAUS
.

Aos que estas letras virem ou cuja leitura  ouvirem
ou cujo conhecimento tomar, saudação
e bênção no Senhor.

"Christus Spes Mea!"

Na ação providencial de Deus e com a decisão do Espírito Santo, recebemos a missão de servir ao povo de Deus, conduzindo-os com zelo, sabedoria e amor, em todos os aspectos da vida pastoral e administrativa da Igreja. A responsabilidade que nos é confiada, por meio da graça do sacerdócio, é um chamado constante a servir, ensinar, guiar e santificar as almas que nos foram entregues.

Em resposta à necessidade de atualização e reorganização das funções e encargos pastorais, especialmente em momentos de transformação no clero e na estrutura administrativa, a Igreja se adapta, mantendo seu compromisso com a missão evangelizadora e com o cuidado das nossas comunidades. O trabalho pastoral exige uma renovação contínua e a responsabilidade de ajustar as funções e os serviços para o bem do Reino de Deus.

Neste espírito de fé e serviço, ao atualizarmos as atribuições em nossa Arquidiocese, confiamos que, através da ação do Espírito Santo, aqueles que assumem as novas responsabilidades serão fortalecidos em sua vocação e missão. Que, com humildade e compromisso, continuemos a caminhar juntos, sendo instrumentos da graça divina, sempre atentos às necessidades de nossos fiéis e à construção do Reino de Deus em nossos corações e em nossas comunidades. Por esse motivo, decretamos o que se segue:

CÚRIA METROPOLITANA

Vigário-Geral: Dom Antônio Giuseppe
Econômo: Dom Antônio Giuseppe
Mestre de Cerimônias Arquiepiscopais: Pe. Nicolas Venâncio (Missão)
Reitor do Seminário São José e Animador Vocacional: Mons. Carlos Manoel

PASTORAIS

Pastoral Litúrgica: Mons. João Paulo Matos, CCSh-M

PARÓQUIAS

Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição: Diác. Pedro Barbosa, CCSh-M

Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria: Pe. Nicolas Venâncio (Missão)
Vigário Paroquial: Diác. João Pedro Morteni


Art. 1° Os nomeados deverão assumir as suas funções imediatamente, com espírito de serviço e fidelidade ao mandato recebido.

Art. 2° 
As nomeações permanecerão em vigor até que outra disposição canônica as revogue, sempre com vistas ao bem da Igreja e à eficácia da missão arquidiocesana.

Art. 3°
 O presente decreto entra em vigor nestes dados, sendo publicado e registrado nos anais da Cúria Metropolitana.

Dado e passado em Manaus, na Cúria Metropolitana, ao Vigésimo Oitavo dia do mês de Julho, do Ano Santo Jubilar de Dois mil e Vinte e Cinco, sob o sinal e selo de nossas Armas.


✠  José Eliel Gomes
Arcebispo Metropolitano de Manaus.



E eu, Chanceler do Arcebispado, dou fé:

Mons. João Paulo Matos, CCSh-M
Chanceler do Arcebispado.