PROCLAMA DE ORDENAÇÃO DIACONAL
SEM. OSVALDO NDALA

Proc. N.º 001/2024
Livro 05


CÚRIA ARQUIEPISCOPAL
ARQUIDIOCESE DA AMAZÔNIA

“Através do sacramento da Ordem, os diáconos, configurados a Cristo Servo, são chamados a servir a Igreja no ministério da Palavra, do altar e da caridade, colaborando com os bispos e presbíteros na edificação do Corpo de Cristo” (cf. Cânone 1009 §3, Código de Direito Canônico). Com esse preceito da Santa Igreja, notamos a grandeza e a dignidade do diaconato, ministério que incorpora o serviço humilde e zeloso à comunidade cristã.

Deste modo, em consonância com a Tradição Apostólica e a disciplina eclesiástica, dentro dos procedimentos formais requeridos, fazemos saber que o Digmo. Sr. Sem. Osvaldo Ndala será admitido à Ordem do Diaconato, em solene concelebração eucarística a ocorrer no próximo dia 29 de setembro (domingo), em horário a ser confirmado, na Basílica Catedral Metropolitana dos santos André e Pedro, em Manaus - AM.

Seguindo as normas da Igreja, exortamos todos os fiéis, clérigos e leigos, a manifestarem, se necessário, qualquer impedimento canônico ou irregularidade, seja de foro eclesiástico ou moral, que obstaculize o bom prosseguimento desta ordenação. Tal comunicação deve ser feita à Mitra deste arcebispado em tempo oportuno (cf. cânones 1040-1041 e 1043 do Código de Direito Canônico).

A comunicação deverá ser formal e devidamente identificada, sendo garantido o sigilo, e poderá ser enviada ao Emmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, ao Revmo. Sr. Reitor do Seminário Maior São Bento, ou a esta Chancelaria Arquiepiscopal.

A data final para qualquer manifestação será 26 de setembro (próxima quinta-feira).

Rogamos ao Espírito Santo que ilumine este momento de discernimento e graça, fortalecendo a vocação de nosso irmão, para que ele sirva com fidelidade e caridade a Igreja de Cristo, como verdadeiro ministro do Evangelho.

Manaus, 16 de setembro de 2024.



Mons. Henrique Azevedo GänsweinPA
Chanceler do Arcebispado