ATA DE POSSE CANÔNICA
III ARCEBISPO METROPOLITANO DA AMAZÔNIA

Ata. N.º 002/2024
Livro 04


CÚRIA ARQUIEPISCOPAL
ARQUIDIOCESE DA AMAZÔNIA

Aos dezoito dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, na Basílica Catedral Metropolitana dos Santos André e Pedro, situada na cidade arquiepiscopal de Manaus, na presença do Arcebispo Metropolitano de Aparecida, DOM EVALDO VON CARDEAL HABSBURGO que foi o bispo empossante, inúmeros bispos, membros do Colégio de Consultores, clero arquidiocesano e visitantes, religiosos(as), seminaristas e numerosa participação dos fiéis, foi realizada a Solene Concelebração Eucarística de Posse Canônica do Eminentíssimo e Reverendíssimo Dom Ademir Tadeu Cardeal Santana, nomeado Arcebispo Metropolitano desta Sé Arquiepiscopal da Amazônia pelo Santo Padre, o Papa João Paulo VI, conforme Decreto Apostólico expedido em dezesseis de outubro do ano corrente.

A cerimônia teve início às vinte horas e trinta minutos, no horário de Brasília-DF, com a entrada solene do novo Arcebispo acompanhado pelo Sr. Núncio Apostólico e pelo Bispo empossante. O novo Arcebispo foi recebido de forma solene pelo Colendo Cabido da Sé Arquiepiscopal da Amazônia e adentrou a igreja-catedral aspergindo o povo, que aclamava “Ecce Sacerdos Magnus”.

Após a entrada e devida paramentação, deu-se início à Solene Concelebração Eucarística. A saudação inicial foi seguida pela apresentação e leitura da Bula de Nomeação do Eminentíssimo Cardeal Santana como Arcebispo desta Arquidiocese Metropolitana, feita pelo Reverendíssimo Pe. Rhiquellme Silva, Em seguida, Dom Ademir foi conduzido à Cátedra Arquiepiscopal, símbolo de sua autoridade como pastor e mestre da fé, e recebeu o Báculo Pastoral, símbolo de seu pastoreio nesta Igreja Metropolitana. Neste momento, os sinos da Catedral repicaram festivamente, enquanto o novo Arcebispo era saudado com calorosos aplausos dos fiéis, ao som do cântico “Te Deum”, em ação de graças.

Após sua entronização, Dom Ademir foi saudado pelos bispos presentes, pelo Colégio de Consultores e por todo o clero arquidiocesano, bem como por representantes da Vida Consagrada e dos fiéis leigos.

A Santa Missa prosseguiu com Dom Ademir presidindo a Eucaristia, durante a qual proferiu sua primeira homilia como pastor da Arquidiocese da Amazônia, destacando os desafios e esperanças de seu ministério pastoral, sob o lema episcopal “Duc in Altum”.

Após a oração final, houve as saudações oficiais de boas-vindas, proferidas por representantes do clero, dos religiosos(as), dos leigos e das autoridades civis presentes. A cerimônia foi encerrada com a bênção apostólica dada por Dom Ademir, que, antes, dirigiu palavras de profunda gratidão ao povo de Deus.

Nada mais havendo, a presente ata foi redigida, e será assinada por mim, pelo Eminentíssimo e Reverendíssimo Arcebispo Metropolitano, pelos membros do Colégio de Consultores e por outros signatários oportunos, para que produza seus efeitos e seja devidamente arquivada nos registros oficiais da Arquidiocese.


 Evaldo Von Cardeal Habsburgo 
Arcebispo Metropolitano de Aparecida 
Bispo Empossante

 Ademir Tadeu Cardeal Santana
Arcebispo Metropolitano da Amazônia 

 Daniel Bergoglio Bezerra
Bispo auxiliar
Vigário Episcopal para a Vida Consagrada

Côn. Pedro Henrique Praciano
Vigário Geral e Representante do Clero

Côn. Rhiquellme Silva
Reitor do Seminário Maior São Bento

Côn. Victor Monteiro
Vice-Reitor do Seminário Maior São Bento

Côn. João Paulo Matos
Mestre das Cerimônias Litúrgicas Arquiepiscopais