ATA DE ELEIÇÃO
do ADMINISTRADOR DIOCESANO

Aos vinte e três dias do mês de agosto de dois mil e vinte e cinco, às dez horas, na Basílica Catedral dos Santos André e Pedro, nesta cidade de Manaus, reuniram-se os Reverendíssimos Senhores membros do Colégio de Consultores da Diocese de Manaus, sob a presidência deste que vos subscreve, Monsenhor João Paulo Matos, para proceder à eleição do Administrador Diocesano, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico e pelo direito eclesiástico acerca da Sede Vacante em vigor nesta diocese, em vista da vacância da Sé Diocesana.

Iniciada a sessão, após oração e invocação do Espírito Santo, procedeu-se a exortação e a deliberação acerca dos candidatos aptos para o cargo de Administrador Diocesano. Após as devidas considerações e observâncias canônicas, foi indicado e eleito, pela maioria dos votos (2x1), Vossa Excelência Reverendíssima Dom Carlos Eduardo Cordeiro, OC-M, como Administrador Diocesano desta Igreja Particular.

Conforme o estabelecido pelo direito eclesiástico, Dom Carlos aceitou a eleição, comprometendo-se a governar a diocese em espírito de missionariedade, unidade e fidelidade à Santa Sé, até que seja nomeado um novo bispo diocesano.

Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a sessão, sendo lavrada a presente ata, que será encaminhada, juntamente com os documentos devidos, à Nunciatura Apostólica para os trâmites junto ao Dicastério para os Bispos.

Manaus, 23 de agosto de 2025.



Monsenhor João Paulo Matos
Chanceler da Cúria Diocesana